Marketing Digital: ações de comunicação para impulsionar negócios

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Muitos podem imaginar ou, até mesmo, conhecer o Marketing Digital sem uma formação ou estudos na área. Apesar disso, se você tem uma empresa que ainda não conta com essa estratégia, este texto é direcionado a você. Afinal, quando falamos em alavancar negócios, o Marketing Digital é protagonista.

O Marketing Digital é o marketing realizado no ambiente e nas plataformas digitais. Ele utiliza ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, sites, aplicativos, entre outros.

De acordo com o Analista de Marketing Raphael Massagardi, o marketing digital é utilizado, em sua maioria, por empresas ou profissionais de Marketing. “Esses profissionais têm o objetivo de se comunicar melhor com clientes existentes e, também, potenciais clientes”, afirma Massagardi.

Ainda segundo Raphael, existem vários profissionais que trabalham dentro da área de marketing digital e, entre os mais conhecidos, estão os analistas de marketing, gestores de tráfego, social média e especialistas em SEO.

Desta forma, é importante comunicar-se da maneira correta, uma vez que o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base do Marketing Digital. Por isso, é fundamental abordar o assunto certo, no momento ideal e para o público exato.

Abrangendo dispositivos móveis

Para o Analista de Marketing, não existe distinção entre marketing digital mobile e desktop, porém, é necessário que uma boa estratégia de marketing digital contemple ambos os dispositivos e suas particularidades.

Para isso, “é muito importante que a responsividade dentro dos sites seja estruturada e, ainda, que se use vários formatos de anúncio para se adaptar a todos os tipos de dispositivos já que, hoje em dia, a maioria das plataformas digitais tem um guia de tamanhos”, explica Raphael Massagardi.

Além disso, é comum nos questionarmos sobre as pesquisas online e as principais respostas oferecidas pelas plataformas de buscas, como o Google ou Bing. Neste caso, ao falar de buscas online, estamos falando de SEO, que significa uma otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa.

O profissional de marketing esclarece que: “Quando o usuário faz uma busca, o mecanismo de pesquisa faz uma varredura pela internet procurando o melhor conteúdo possível para sanar a dúvida dessa pessoa”. Portanto, um conteúdo bem otimizado, além de responder a dúvida, também fornece a melhor experiência para o internauta.

Estratégias específicas para se destacar

Sabe-se que o cenário de publicidade nas mídias é bastante concorrido. Afinal, existem milhares de empresas e negócios nas redes sociais e no ambiente digital em geral. Ainda assim, é primordial adotar estratégias para se destacar neste espaço.

Conforme explica Massagardi, antes de colocar qualquer plano em prática, primeiro precisamos entender que toda empresa é composta por pessoas. Sendo assim, ela deve possuir algo único que a diferencie.

“Dentro do espaço digital é muito importante que a empresa saiba os seus pontos fortes e únicos, além de criar um caminho bem definido para o seu público-alvo percorrer até, finalmente, fazer a ação que a sua empresa deseja, por isso é muito importante também entender o seu público-alvo”, conta o analista.

Este é o papel de uma agência de marketing digital, por exemplo. A agência digital deve auxiliar as empresas em relação aos seus esforços de marketing, agregando com know How (conhecimentos práticos como técnicas, fórmulas, tecnologias, informações, entre outros.), funcionários especializados e, também, assertividade nos serviços prestados.

Linguagem adequada

De acordo com Massagardi, antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é necessário que seja realizado um estudo aprofundado sobre o público consumidor, dentro do mercado da empresa, para que o “cliente ideal” seja criado.

O analista de marketing conta que, o cliente ideal, é mais conhecido como persona. “Uma vez que você tem a persona bem definida, você consegue entender de forma bem fidedigna como ela se comunica, o que ela gosta de fazer, quais espaços ela ocupa e muito mais. Assim, você consegue ajustar a comunicação da empresa de acordo com o cliente ideal”, finaliza o profissional da área.

Por fim, Raphael Massagardi deixa uma dica para quem tem interesse na área, explicando o que é preciso para atuar neste campo. Para ele, o marketing digital une tanto as características mais criativas quanto as mais analíticas. “Portanto, é importante que se tenha uma boa capacidade analítica para entender as métricas e usar os dados ao seu favor, além de ter uma capacidade criativa para gerar novos estímulos nos usuários e ter estratégias de marketing com maior retorno”, informa Raphael.

São muitas as portas que se abrem através desta área de atuação do marketing, permitindo que as empresas consigam: conhecer melhor seu público, conquistar novos clientes, receber feedbacks, fidelizar consumidores, tornar a marca da empresa maior, aumentar rentabilidade de negócio, entre vários benefícios.

Deste modo, é visível como o Marketing Digital pode ajudar microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem novas oportunidades e chances de negócio.

Giovanna Giuga

Giovanna Giuga

Jornalista, formada pela PUC-Campinas. Tem conhecimentos na área de redação, produção de conteúdo online e comunicação externa.

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