Startups: um caminho para empreender

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

The Ultimate Addons For Elementor

Add a strong one liner supporting the heading above and giving users a reason to click on the button below.

FALE COM UM ESPECIALISTA

Uma empresa jovem, inovadora, moderna, repetível e escalável. Sim, estamos falando das startups. Mas o que é isso? Trata-se de um modelo de negócios que consiste em criar algo totalmente novo ou adaptar um produto já existente para uma área que ainda não é aplicado, onde ele não existe. Além disso, a empresa deve ser capaz de entregar o mesmo produto aos consumidores em uma escala ilimitada. Para que isso aconteça, ele não deve ter muitas variações ou personalizações, porque precisa ser feito rapidamente. Aqui a meta é sempre multiplicar os lucros.

Pessoas trabalhando em startups podem ter uma mudança de vida e realizar seus sonhos

Quando falamos de empreender em uma Startup o objetivo é fugir do tradicional e é por isso que este formato de investimentos vem se tornando o “queridinho” dos empreendedores. E, para entrar nessa aventura, é preciso ter autonomia, dedicação e coragem de se arriscar, já que você estará mergulhando em um projeto novo, cheio de incertezas e novos desafios.

Histórias de sucesso

Omar Branquinho, presidente da Campinas Tech, começou a empreender em 2006. Hoje, ele é um dos sócios do fundo de startups da Venture HUB, uma empresa aceleradora de startups. Seu trabalho consiste, basicamente, em buscar startups de estágio inicial e ajuda-las a dar seu primeiro passo de desenvolvimento.

“Somos muito focados no empreendedor”, afirma Omar, ressaltando que o fundo de startups não possui uma única vertente de trabalho, eles podem variar a área de atuação. Portanto, podem trabalhar com startups de diversos setores, como agronomia, tecnologia, entre outras. Mas, independente do segmento é necessário que ela esteja em sua fase inicial, necessitando de reparos e investimentos.

Assim, é feita a junção de alguns investidores interessados em características específicas de uma determinada startup, para que o fundo invista financeiramente nela, visando um retorno futuro. Dessa forma, uma rede de contatos é acionada, afim de captar recursos e, em seguida selecionar as startups que serão beneficiadas. O processo de seleção acontece em três etapas: primeiro, as equipes e fundadores são avaliados, junto com a ideia. Em segundo lugar, o fundo analisa como é a operação dessa empresa e sua rotatividade. Por último, acontece a avaliação do setor financeiro. Ao fim dessas atividades, uma startup é escolhida para ser acompanhada em formato de consultoria.

Startups e crescimento econômico

As startups não somente trazem um produto novo ao mercado, como também são responsáveis por mudar a vida de milhares de pessoas pelo mundo. Um ranking que divulgou as 100 startups mais atrativas no Brasil em 2021, mostrou que só nesse ano, cerca de 18.000 empresas desse segmento foram cadastradas no país, o que comprova o fato de que o empreendedor está de olho nesse formato para mudar de vida e criar novas oportunidades.

A cidade de Campinas, foi a pioneira no Brasil a se adequar ao Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, instituído pela Lei Federal 182/2021, de 1º de junho de 2021, por conta do Projeto de Lei “Inovação”. Essa ação faz parte do Programa de Ativação Econômica e social (Paes), que prevê 4 bilhões de reais em investimentos e a criação de 20 mil empregos para o município.

As startups contribuem para o crescimento econômico no país

Omar qualifica a cidade como o “berço das startups em estágio inicial do mundo”, por reunir ótimas condições para empreender, como por exemplo: universidades, muitas produções científicas e alguns fatores geográficos e logísticos. Além de uma mão de obra qualificada “disposta a querer fazer a diferença”, finaliza.

Para Branquinho, a importância das startups para o universo do empreendedorismo é vista pelo fato de essas organizações estarem sempre vinculadas à tecnologia e facilitarem de alguma forma a operação de diferentes empresas: “Isso faz com que elas pensem soluções tecnológicas que ajudam o desenvolvimento de vários tipos de negócio”, completa.

Bruna Carnielli

Bruna Carnielli

Jornalista formada pela PUC - Campinas. 21 anos, trabalha na EPTV Campinas. Curiosa, comunicativa e apaixonada por contar histórias, gosta de dar voz a diferentes pontos de vista.

Mais Lidas

The Ultimate Addons For Elementor

Add a strong one liner supporting the heading above and giving users a reason to click on the button below.

FALE COM UM ESPECIALISTA

Veja também

Acesse mais conteúdos

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro!