Mais de 90% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa, resultando em cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias – e isso apenas no Google. Embora todas as empresas possam concordar que a pesquisa é valiosa, divergências começam quando se trata de pesquisa orgânica versus pesquisa paga.
Qual é o melhor e quais são as diferenças entre os dois?
Este guia fornece uma análise obrigatória de favoritos de pesquisa paga x pesquisa orgânica. Além disso, ele oferece conselhos úteis quando se trata de escolher entre pesquisa orgânica ou paga para seu marketing online e estratégia de publicidade.
Qual é a diferença entre pesquisa orgânica e pesquisa paga?
A diferença entre pesquisa orgânica e pesquisa paga é simples: é o custo.
Enquanto a pesquisa orgânica se concentra em classificações não pagas nos resultados de pesquisa, a pesquisa paga se concentra em classificações pagas. Com a pesquisa orgânica, as empresas usam o SEO para otimizar a visibilidade de seu site ou classificações nos resultados de pesquisa. Em comparação, a pesquisa paga permite que os usuários paguem por um lugar de destaque nos resultados da pesquisa
Pesquisa orgânica vs. pesquisa paga: Detalhamento dos benefícios
Quando se trata de pesquisa orgânica vs. pesquisa paga, cada uma oferece benefícios exclusivos, que incluem:
Vantagens da pesquisa orgânica | Vantagens da pesquisa paga |
Não custa nada | Gera resultados instantâneos |
Oferece um ROI impressionante | Oferece um ROI impressionante |
Aumenta a credibilidade | Acomoda todos os orçamentos |
Atrai usuários relevantes | Atrai usuários prontos para comprar |
Fornece dados acionáveis | Fornece dados acionáveis |
Oferece suporte a outros canais de marketing | Oferece suporte a outros canais de marketing |
Pesquisa paga x pesquisa orgânica: o detalhamento completo das desvantagens
Embora a pesquisa paga e a pesquisa orgânica ofereçam vantagens exclusivas e semelhantes, elas também apresentam algumas desvantagens. Antes que sua empresa comece a usar em sua estratégia de marketing digital, é útil revisar essas desvantagens.
Um rápido resumo dos contras no debate sobre pesquisa paga vs. pesquisa orgânica inclui:
Desvantagens da Pesquisa Orgânica | Desvantagens da pesquisa paga |
Necessita de manutenção de rotina | Exige manutenção constante |
Demora para entregar resultados | Custa dinheiro adiantado |
Lutas por posições nos motores de busca | Fornece resultados de curto prazo |
Requer experiência e conjunto de habilidades de SEO | Requer experiência e qualificação de trafego pago |
A pesquisa orgânica ou a pesquisa paga é melhor?
Mesmo com uma perspectiva melhor de pesquisa orgânica vs. pesquisa paga, você ainda pode se perguntar: “A pesquisa orgânica ou a pesquisa paga é melhor?” Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. A maioria dos profissionais de marketing digital, no entanto, concorda que a pesquisa orgânica e a pesquisa paga oferecem benefícios suficientes para fazer com que valha a pena usar as duas.
As empresas devem usar pesquisa orgânica ou paga, ou ambas?
A maioria das empresas se beneficia do uso da pesquisa orgânica e da pesquisa paga em sua estratégia de marketing online.
Como a pesquisa orgânica e a pesquisa paga apresentam benefícios exclusivos, são úteis para atingir diferentes objetivos em sua estratégia. Se você deseja promover um novo serviço, por exemplo, a pesquisa paga é um excelente canal. Em comparação, a pesquisa orgânica pode funcionar bem para um produto existente com baixa demanda.
Para descobrir qual canal sua empresa deve usar para seus objetivos, descreva o que você deseja realizar. Em seguida, combine essa meta com os canais que podem ajudá-lo a alcançá-la. Sua campanha publicitária de um novo serviço, por exemplo, também pode apresentar uma página de serviço otimizada para busca orgânica.